Twitter

CUT BA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > VEM AI XVII GRITO DA ÁGUA, EM SALVADOR.

Vem ai XVII Grito da Água, em Salvador.

20/03/2017

“Neste dia use camisa de cor azul para simbolizar a defesa e a luta pela água”, disse Secretário do Meio Ambiente da CUTBa.

Escrito por: Ascom CutBahia- Jelber Cedraz

O XVII Grito da Água acontece no próximo dia 22 de março, por toda a Bahia, diversas entidades protetora do maior bem do planeta pedem mais políticas públicas para a proteção e melhor distribuição de água pelo mundo, em especial, a Bahia, por ainda existirem milhares de baianos sem condições de ter água em suas casas, para beber e ou irrigar a lavoura. Uma caminhada pelo centro da cidade de Salvador, Campo Grande à Praça Castro Alves. Misturando a alegria dos baianos, com a reflexão e protesto, milhares de pessoas, estudantes, universitários, movimentos socais, igreja católica, protetores e centrais sindicais vão reunir em defesa à água.

“Estamos assistindo ainda o semiárido baiano, sertão, além do Sul e Sudeste baiano pedi socorro, estamos precisando parar e rever todas as políticas de apoio à falta da chuva e essa estiagem que já dura 2 anos”, desabafa o presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT/Ba) Cedro Silva.

Para o secretário do Meio Ambiente da CUT Ba Danilo Assunção a seca não é exclusivo para o sertão. “Estamos em alerta em Salvador, as chuvas não encheram nossas reservas, a Barragem Pedra do Cavalo está já em alerta e os nossos agricultores familiares fortalecem através da fé (São José) que as chuvas cheguem para salvar a todos nós”, desabafa Danilo.

A barragem tem como função principal o abastecimento de água à Região Metropolitana de Salvador, sendo a principal fonte devido ao fato de fornecer 60% de todo à recebida pela região. A unisa de Pedra do Cavalo foi idealizada para regularizar a vazão evitando as cheias que assolavam as cidades à jusante, às margens do Rio Paraguaçu: de um lado a cidade de São Feliz, do outro, Cachoeira, cidades históricas e importantes da Bahia.

Sabe-se que a prioridade do recurso natural renovável, porém finito, ali armazenado é o abastecimento humano e ecológico, motivo esse que obrifa a usina hidrelétrica a fechar suas comportas respeitando níveis pré-estabelecidos de água na represa.

Preocupados com a falta de divulgação e respeito por parte da população em não cuidar da água, o XVII Grito da Água realizará duas atividades, no dia 22 de Março, pela manhã: 9 horas, na Câmara dos Vereadores – Audiência Pública e a tarde: Caminhada XVII Grito da Água. 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DA BAHIA
Rua da Independência, 16 | Nazaré | CEP 40040-340 | Salvador | BA
Fone: (55 71) 3322.9908 / 3321.9473| www.cutbahia.org.br | e-mail: sgcutba@gmail.com